www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - Sistema de refrigeração para aquários

Publicidade

Responder Tópico  [ 59 Mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Sistema de refrigeração para aquários 
Autor Mensagem
Administrador
Administrador

Medalhas: 2
Aquário do mês (1) Amigos do VR (1)
Mensagem Sistema de refrigeração para aquários
Olá pessoal,

Moro no Rio de Janeiro. Aqui é um calor dos infernos. Durante quase todo o ano a água de meus aquários beira os 30°C ou mais. No começo, eram garrafas e mais garrafas PET com água, congeladas no freezer.
De tanto que a patroa reclamou resolvi me coçar e botar a cabeça para funcionar. Imagem
Primeiramente fiz uma mini chiller aproveitando uma geladeira de garrafão de água mineral (sistema Peltier). O sistema é eficiente para aquários até uns 100 litros. Ele está em uso no aquário do meu Oscar (200 litros). Não resolve 100% mas quebra um galho. Aí vai uma foto:

Imagem

Entretanto, para meu aquário maior (450 litros) tal sistema não daria conta do recado. Então resolvi apelar. Comprei vários metros de mangueira e uma bomba extra para levar a água do aquário até meu freezer:

Imagem

A mangueira desce pela parede da sala, atravessa minha varanda, atravessa também a parede que separa minha varanda do banheiro de empregada e vai até a área de serviço onde está meu freezer. Como a distância ficou relativamente grande (cerca de 6m até chegar ao freezer), acabei usando uma Sarlo Better 650 L/h ao invés da 300 L/h:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ok... ficou feio com a mangueira aparecendo. Ainda estou testando a eficiência do sistema mas se tudo funcionar como parece estar funcionando, pretendo embutir tal mangueira sob a pedra de mármore que divide a varanda e a sala.
Imagem

As mangueiras finas que levam e trazem a água foram encamisadas com uma mangueira de 1/2" para evitar as trocas térmicas com o exterior. Na foto abaixo, a mangueira já saindo do banheiro de empregada e chegando ao freezer:
Imagem

Sistema de serpentina para gelar a água. Minha esposa adorou a idéia pois agora eu só inutilizo uma gaveta do freezer. Antes eram 17 garrafas PET de 2,75 litos congeladas que ocupavam 6 das 8 gavetas do Freezer: :twisted:
Imagem

Água bem geladinha chegando ao aquário:
Imagem

A temperatura da água que chega está por volta dos 22°C. A temperatura média da água desse aquário costuma ser de 1 a 2°C mais alta que a temperatura ambiente mas depois desse sistema tem se mantido 1 a 2°C abaixo da temperatura ambiente, mesmo nesses dias quentes que temos enfrentado aqui no Rio de Janeiro.

Bem, após muitos dias de testes e algumas reclamações da patroa de que não podíamos fechar a porta da varanda para ligar o ar condicionado por conta da mangueira cruzando a varanda, resolvi chamar um pedreiro para realizar a obra de esconder as mangueiras. Vamos às fotos:

Como falei acima, as mangueiras vindas do aquário atravessavam parte da sala e toda extensão da varanda:
Imagem

Tivemos que quebrar a pedra que separa a sala da varanda para poder removê-la:
Imagem
Imagem

Sem a pedra, cavamos uma canaleta para passar um conduite por onde a nova mangueira passaria:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Hora de colocar a nova pedra. O Vonilson (pedreiro aqui do prédio) fez um bom trabalho. O cara é caprichoso:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Retocando o buraco que eu fiz na parede da varanda e que leva para o banheiro de empregada e área de serviço (onde fica o freezer). Colocamos um cano entre as paredes para ficar mais bem acabado:
Imagem

Aqui, pelo lado de dentro do banheiro:
Imagem

Agora minhas TPAs também ficaram bem mais fáceis!
Imagem
Imagem
Imagem

Fica aí a dica. O difícil é convencer as patroas. :P

Abraços!

Qui Mar 06, 2008 3:32 am
VIPs do VR
VIPs do VR

Mensagem 
Fala Marcos..Quando estive aí , me lembro que você falou que ia quebrar o piso..Ficou ótimo , mas pena que o destino da água de TPA seja uma privada.Aqui , eu uso mangueira também , mas direciono para as plantas.

Qui Mar 06, 2008 8:24 am
Administrador Técnico
Administrador Técnico

Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Rapa, fico bobo com as engenhocas que são feitas para nossos queridos animais, em pró da saude e bem estar dos nossos bichinhos. Parabens ficou genial este esquema.

Mas em termos de consumo de eletrecidade? como fica este projeto?

Abraços

Qui Mar 06, 2008 9:33 am
Perfil WWW
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
Marcos, o Doctor sabe, pois por aqui falamos muito: "Cada doido com suas manias".

Impressionante o que fazemos (pequeninas reformas :-P ) para atingirmos certos objetivos.
Gostei de ver a sua disposição em atingir o que almejou.

Ficou-me uma dúvida atrós e só me resta perguntar, visto que não consegui entender:
Como você fez a passagem da mangueira para o interior do frezer? (furadeira em ação?)

Ps.: Fiquei imaginando "se" um dia você vier a ser um LAGUISTA, o que serias capaz de criar. Imagem
Nós que `nem Professor e "Pardal" somos´, já praticamos muitas reformas e invensões, e quem gosta? fadadada

"Laguismo, a cada instante uma nova descoberta prazerosa"
: hura
Meu Mini-lago de Jardim

Qui Mar 06, 2008 12:04 pm
Administrador
Administrador

Mensagem 
Olá pessoal,

Doctor escreveu:
Aqui , eu uso mangueira também , mas direciono para as plantas.
Infelizmente não tenho plantas aqui...

Anderson escreveu:
Mas em termos de consumo de eletrecidade? como fica este projeto?
Fica muito difícil avaliar pois o freezer sempre fica ligado 24 horas por dia. Certamente, o fato das mangueiras fazerem a serpentina lá dentro e trocar calor, faz o consumo aumentar mas não fui capaz de perceber isso na conta de luz.

Tioayres escreveu:
Ficou-me uma dúvida atrós e só me resta perguntar, visto que não consegui entender:
Como você fez a passagem da mangueira para o interior do frezer? (furadeira em ação?)
Por enquanto ainda não. A porta do freezer consegue fechar com as mangueiras prensadas na borracha de vedação. Por isso não usei uma mangueira mais grossa (para não ter que furar o chão do freezer senão minha esposa ia ter um treco).

Abraços!

Qui Mar 06, 2008 12:34 pm
Mensagem 
rapaz, se eu fasso uma parada dessa aqui em casa minha mãe ranca meu coro e os aquarios XD, muito legal esse projeto com as placas peltier, vc poderia me mandar o projeto por MP ?

Qui Mar 06, 2008 12:52 pm
Administrador
Administrador

Mensagem 
Olá Igor,

Na verdade o projeto do Peltier não é meu. A geladeira de garrafão já veio com ele. Apenas desmontei a geladeira, usei as partes que me interessavam e joguei sua carcaça fora. :mad:

Abraços!

Qui Mar 06, 2008 1:06 pm
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
igorvp escreveu:
muito legal esse projeto com as placas peltier, vc poderia me mandar o projeto por MP ?
Manda não, isso é egoismo dele. Porque só pra você? :x

Num gostei não, pois nem sei o que é isso e já estás querendo em exclusividade. fdfdsas :-o

Meu Mini-lago de Jardim

Qui Mar 06, 2008 2:55 pm
Administrador
Administrador

Mensagem 
Tioayres,

Para que você não fique excluído da conversa, o Efeito Peltier consiste em passar uma corrente elétrica em um chip especial e esse chip transforma aquela eletricidade em calor e frio. De um lado o chip fica quente e do outro ele fica frio. Usando dissipadores de calor podemos usá-lo tanto como aquecedor quanto como resfriador. Como aquecedor não é economicamente viável mas como sistema de refrigeração tem suas vantagens.

Abraços!

Qui Mar 06, 2008 3:26 pm
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
Marcos.Mataratzis escreveu:
Tioayres,

Para que você não fique excluído da conversa, o Efeito Peltier
Viram!!! todos viram???

Agora vocês serão testemunhas de que: "nem só de química e aguarismo vive o professor", ele também comunga outros interesses e até presta a dividi-los com quem "se esforça" por aprender, assim que nem eu. :-)

Obs.: Top-secret - Vcs se surpreenderão quando descobrirem o outro hobby dele.
(Dica? - Ele encherga láaaaaa lonnnnnnge) :oops:

Meu Mini-lago de Jardim

Qui Mar 06, 2008 5:04 pm
Administrador
Administrador

Mensagem 
Citação:
Top-secret - Vcs se surpreenderão quando descobrirem o outro hobby dele.
(Dica? - Ele encherga láaaaaa lonnnnnnge)
Hehehehe!!!!

Fala Tioayres,

Era segredo cara! :shock:

Bem... agora que você já estragou a surpresa, aí vai a URL do meu site:

Astrophotography by Marcos Mataratzis and Vivek Hira

Para quem não sabia, sou astrônomo amador a quase 30 anos e tenho feito umas fotos razoáveis dos céus.

Divirtam-se! 8-)

Qui Mar 06, 2008 5:47 pm
Clube dos Discos
Clube dos Discos

Mensagem 
O Marcos que engenhoso, não tinha visto esse tópico antes.

Sáb Mar 15, 2008 11:45 pm
Perfil WWW

Mensagem 
Olá Marcos. Gostei muito da idéia. Contudo uma pergunta anda me impedindo de começar algo parecido.

Aqui na minha cidade (Londrina), faz muito calor no verão, e por isso a necessidade de refrigeração. No outro extremo há o inverno onde o aquecimento é fundamental.

Minha pergunta é: Naqueles dias em que a bomba não precisa ficar ligada direto, a aguá não poderia congelar dentro da serpentina do congelador? como você faz para resolver esse problema?

Dom Abr 06, 2008 12:56 pm
Administrador
Administrador

Mensagem 
Olá fgiannasi,

Citação:
Naqueles dias em que a bomba não precisa ficar ligada direto, a aguá não poderia congelar dentro da serpentina do congelador? como você faz para resolver esse problema?
Como aqui no Rio é quente o ano inteiro eu não desligo a refrigeração nunca. Se, por ventura, a temperatura começar a cair num dia mais frio, o termostato com aquecimento entra em ação e a temperatura nunca fica abaixo dos 27°C.
Talvez aí em Londrina, no inverno, seja legal desligar o sistema já que a temperatura já deve ser bastante amena. Certamente, se desligar a bomba, a água da serpentina congelará. Isso já aconteceu aqui algumas vezes em momentos de falta de luz. A solução é molhar a serpentina com um pano umido para aquecê-la um pouco e descongelar a água de dentro dela.

Abraços!

Dom Abr 06, 2008 2:20 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem ...
boa invençao essa sua... :eek:
o q vc axa sobre o sistema de resfriamento com coolers de pc?
eh uma boa ideia? funciona?
abraço

Ter Out 21, 2008 2:33 pm
Responder Tópico   [ 59 Mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo