|
 | Lago com água verde: possíveis causas e soluções |  |
Maeda
 VIPs do VR

|
| Registrado: Segunda-Feira, 5 de Fevereiro de 2007 |
| Mensagens: 725 |
| Localização: Jarinu - SP |
|
Medals: 2 (View more...)
|
|
Reputação: 317.4   voto: 17
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Qui Dez 06, 2007 12:22 am |
|
 |
 |
Olá a todos.
Este tópico é apenas um referencial para relatar o que tenho visto acontecer e as soluções que tenho aplicado com sucesso.
É comum as pessoas me procurarem pessoalmente para tentar resolver esse problema que é a água esverdeada em um lago. Assim, resolvi criar este tópico para que todos possam colocar sua opinião sobre o assunto, inclusive relatos de sucesso na solução desse problema que acontece com muito mais freqüência do que se imagina.
Possíveis causas do aparecimento de algas em suspensão = água verde:
- Excesso de alimentação;
- Ração de má qualidade;
- Subdimensionamento do filtro e conseqüente depósito de detritos (ver Filtros para lagos);
- Fluxo muito alto no filtro UV;
- Excesso de iluminação (solar);
- Superpopulação;
Possíveis soluções:
- Aumentar o número de plantas que absorveriam os nutrientes que alimentariam as algas em suspensão (ver Lagos e Plantas);
- Construir pergolados, plantar palmeiras ao redor do lago, usar plantas flutuantes, ou cobrir com 'sombrite' para equilibrar a luminosidade
- Alimentar de maneira controlada e com ração de qualidade;
- Redimensionar o filtro mecânico;
- Intalar um filtro UV, verificar se sua potência e se o horário em que fica ligado é suficiente, inclusive manter uma vazão coerente com o filtro (baixa vazão);
- Aumentar as TPAs, etc.
Aguardo a colaboração de todos com relatos dos problemas similares e as soluções adotadas em cada caso, para ajudar os que ainda têm esse problema, inclusive quanto à vazão do filtro UV no qual ainda há poucas informações e algumas divergências.
Quanto ao filto UV, é necessário ressaltar o perigo de manuseá-lo. Sempre que for acender a lâmpada, esta deverá estar coberta, uma vez que poderá causar sérios danos à retina. Eu, paticularmente, prefiro não usá-la e detectar causa da presença das algas verdes na água. Em último caso, não obtendo sucesso no controle dessas algas, é mais uma opção para seu controle.
Abraços. 
|
|
|
 | |  |
Soares
 Participante Nível Master

|
| Registrado: Terça-Feira, 20 de Novembro de 2007 |
| Mensagens: 130 |
|
|
Medals: Nenhum
|
|
Reputação: 37   voto: 1
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Sex Dez 07, 2007 1:59 pm |
|
 |
 |
Muito bom e eu fiquei é com medo desse filtro violeta pois pelo que entendi a lus dele pode cegar a gente. foi isso mesmo que falo pra nós ? 
|
|
 | |  |
Maeda
 VIPs do VR

|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Sex Dez 07, 2007 7:59 pm |
|
 |
 |
Olá, Soares.
O que as pessoas têm o costume de dizer nem sempre se baseiam em fatos, mas muitas vezes em suposições.
Dessa forma, baseando-me no que ocorreu com o irmão de meu vizinho, posso afirmar que provoca danos na retina.
Na própria lâmpada, em Inglês, estava o alerta para não acender a lâmpada sem proteção nos olhos.
Já a possibilidade de cegar ou não é um pouco relativa. Imagino que, se causa danos na retina, pode prejudicar a visão. Contudo, afirmar que poderia cegar ou não não cabe a mim.
Caso na embalagem venha algum alerta desse tipo (perigo de cegar), passarei a citar o alerta. Ok?
Abraço.
|
|
|
 | |  |
Soares

|
|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 2:44 pm |
|
 |
 |
Oia moço, eu nem nunca vi de perto esse tar de UV só sei qui vo é corre dele. tenho medo de virar ceguim e pio é que dizem que ele tambem é esterilizadô e já penso se ele fiz o zotô ficar estéril tambem?
acho queu nunca vo usa ele não. a cada hora fico é com mai medoi dele 
|
|
 | |  |
Maeda
 VIPs do VR

|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 10:57 pm |
|
 |
 |
Oi, Soares.
Eu não o utilizo em meu laguinho porque nele tem bastantes plantas, o que impede o 'caldo-de-ervilha'.
Pra quem não consguiu controlar as algas verdes, pode ser uma solução, ainda que perigoso.
Quanto ao perigo no manuseio, a solução é só deixar longe das crianças e tomar os cuidados na hora de ascender a lâmpada. Quanto aos possíveis efeitos colaterais, não há muitos relatos escritos.
Aqui no fórum há uma enquete que foi postada justamente para que todos possam colocar suas opiniões acerca desse artifício. Dê uma olhada lá: Radiação UV provoca danos em peixes?
Como há poucos relatos na internet e pouca base de dados para pesquisa, acredito que o próprio fórum seja uma fonte confiável para todos relatarem suas experiências.
O que acha?
Abraço.

|
|
|
 | |  |
caio.sampaio

|
| Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007 |
| Mensagens: 354 |
| Localização: São Paulo. |
|
|
|
Reputação: 183.5   voto: 11
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 7:34 pm |
|
 |
 |
Uma vez quando eu comprei meu UV, o vendedor estava me falando que um cliente olhou diretamente para a luz do UV (isso mesmo, enfiou o zoião dentro daquele "bico" que se encaixa a mangueira no UV.... perdeu 60 ou 70% da visão... 
|
|
Soares

|
|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 2:44 pm |
|
 |
 |
| caio.sampaio escreveu: |
olhou diretamente para a luz do UV (isso mesmo, enfiou o zoião dentro daquele "bico" que se encaixa a mangueira no UV.... perdeu 60 ou 70% da visão...  |
credo em cruzes, cada ora fico com mais medo desse trem de dá em doido. imagina se ele me cega, cruz credo. 
|
|
caio.sampaio

|
| Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007 |
| Mensagens: 354 |
| Localização: São Paulo. |
|
|
|
Reputação: 183.5   voto: 11
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 6:05 pm |
|
 |
 |
Igor, pode comprar pro plantado sem problemas.... só não enfiar o olhão dentro da saida da luz..... olhar pela mangueirinha não faz mal não hehe....
Ou em todo caso melhora a sua filtragem biológica!
|
|
Soares

|
|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 8:52 am |
|
 |
 |
| Maeda escreveu: |
| O que conta é o uso correto e somente quando necessário. |
Fessô, e de que manera nóis defini qundo é necessario usa ele ou não usa?
eu num vo quere usa esse dando nunca só se num tive jeito mermo porisos quero sabe do senho cumé qui defini se vai mermo precisá ou não.
|
|
 | |  |
Maeda
 VIPs do VR

|
|
|
|
Alerta ao Moderador. |
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 5:19 pm |
|
 |
 |
| Soares escreveu: |
| (...) eu num vo quere usa esse dando nunca só se num tive jeito mermo porisos quero sabe do senho cumé qui defini se vai mermo precisá ou não. |
Soares,
Você acabou de definir quando é necessário usá-lo ou não  ou seja, 'só se não tiver jeito'. Em uma outra tentativa de explicar, seria quando todas as possíveis causas já tenham sido combatidas e a necessidade da água cristalina seja muito grande.
Agora, quanto à água estar ou não cristalina ser primordial, vai depender de cada um. Ok?
Abraço. 
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1
|
|
|
|
|
|  |